Blefaroplastia
Cirurgia plástica na pálpebra
O que é Blefaroplastia
nos olhos?
É uma das cirurgias estéticas mais procuradas no mundo, sendo um procedimento na maioria das vezes cirúrgico, seu objetivo é reduzir, remover excessos de pele nos olhos ou de bolsas de gordura, além de amenizar assimetrias.
Ela renova e harmoniza o olhar, podendo em alguns casos também dar melhora funcional na visão.
Tipos de Blefaroplastia
-
Blefaroplastia superior
-
Blefaroplastia inferior
-
Blefaroplastia sem cortes
-
Ocidentalização nos olhos
-
Estruturada
O que é blefaroplastia superior?
É a cirurgia estética que pode oferecer melhora do campo de visão em alguns pacientes. Remove-se o excesso de pálpebra (pele palpebral) e bolsas de gordura na pálpebra superior, além de amenizar algumas rugas da região periocular. Rejuvenesce o olhar.
Três sinais de que você poderia ser um candidato(a) à blefaroplastia superior:
-
Ao passar a maquiagem ela quase não aparece
-
Sensação de peso e cansaço na região ocular
-
Elevação do super cilio e da testa para poder abrir melhor os olhos
O que é blefaroplastia inferior?
Diferentemente da blefaroplastia superior, esta tem apenas o objetivo estético. Também remove bolsas de gordura e/ou excesso de pele palpebral e ameniza rugas da região periocular. Melhora o aspecto cansado, renovando o olhar.
O que é blefaroplastia sem cortes ou blefaroplastia sem cirurgia?
Ótima opção para casos de envelhecimento inicial das pálpebras e em quem precisa corrigir o excesso de pele e de bolsa de gordura leve a no máximo moderada. Nos casos em que há muita pele e gordura a ser tratada, a melhor opção ainda é a cirurgia.
O que é ocidentalização nos olhos?
A cirurgia de ocidentalização é a confecção cirúrgica do sulco palpebral ou popularmente chamado de "dobrinha das pálpebras" ou prega das pálpebras em pessoas orientais que não a possuem, ou que querem aumentá-lo ou corrigir uma assimetria de sulco palpebral. Pode ser feita com a técnica clássica ou com a de pontos (microcortes), a depender de cada caso.
O que é blefaroplastia estruturada?
É considerada a evolução da blefaroplastia clássica porque ela vai além da redução dos excessos de pele, bolsas de gordura e amenização de rugas. Este tipo de cirurgia objetiva fortalecer músculos e ligamentos, esculpem tecidos e associa suturas especiais que melhoram de forma mais eficaz o efeito do "eye lifting". Essa cirurgia renova e causa um impacto positivo na expressão do olhar.
Quer saber qual seria sua necessidade?
Quando fazer a blefaroplastia?
Geralmente, por volta dos 40 a 50 anos, época da vida em que é possível notar o processo de envelhecimento ao redor dos olhos. Isso porque fica mais evidente a perda de elasticidade, o aumento de rugas e do excesso de pele.
No entanto, a cirurgia é uma opção para pessoas mais jovens que tem sinais de envelhecimento um pouco mais cedo ou para quem está descontente com a forma natural de suas pálpebras. A blefaroplastia sem cirurgia / blefaroplastia sem cortes é uma boa opção para casos leves e para a prevenção do envelhecimento das pálpebras.
Como é o Pós-Operatório da blefaroplastia?
Primeiramente, é importante seguir corretamente as orientações e as medicações prescritas, a fim de obter melhores resultados.
É esperado que no segundo dia o inchaço e o hematoma (roxo nas pálpebras) aumentem, também é frequente que saia um pouco de sangue entre os pontos da cirurgia e que em alguns casos a lágrima fique um pouco sanguinolenta nos primeiros 2 a 3 dias. Inicialmente, haverá assimetria, pois um lado pode ficar mais inchado que o outro ou mais arroxeado que o outro.
A visão não se altera (exceto nos casos em que a cirurgia foi feita para melhorar o campo de visão), mas pode haver embaçamento visual se a pomada prescrita para usar nas pálpebras entre nos olhos, sendo assim, uma camada fina da pomada é o suficiente.
Os pontos são retirados com cerca de 7 a 14 dias, a depender do perfil do paciente e tipo de cirurgia feita.
Normalmente, Blefaroplastia após 7 dias, as pálpebras ainda estão dentro do período de maior inchaço e roxidão.
Blefaroplastia depois de 20 dias começa a dar indício de estar se cicatrizando por completo, no entanto, o processo final da cicatrização se dá por volta de 3 meses, mas pode variar a até perto de 1 ano em pacientes com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades e/ou tabagistas.
Qual o tempo de duração de uma blefaroplastia?
Os resultados da cirurgia palpebral podem durar até cerca de 10 a 15 anos dependendo da constituição da pele, comorbidades, genética e dos cuidados tomados com a região periocular após o procedimento.
No caso de blefaroplastia sem cortes a duração é de cerca de 5 anos.
Entretanto, como o envelhecimento é algo contínuo, é possível precisar de uma nova cirurgia. Por isso, tratamentos adjuvantes preventivos como toxina botulínica, preenchedores, jato de plasma ou laser são indicados para manutenção do resultado por mais tempo.