OBSTRUÇÃO DE VIAS LACRIMAIS
Como ocorre a Obstrução?
Ocorre através do impedimento parcial ou total da drenagem da lágrima pela via lacrimal. Este problema pode ser congênito ou adquirido.
Obstrução de via lacrimal congênita
Obstrução de via lacrimal congênita, ou seja, desde o nascimento. É uma condição comum, que causa lacrimejamento excessivo e aumento de muco, devido ao bloqueio no sistema nasolacrimal. Este problema afeta cerca de 20% das crianças menores de 1 ano no mundo, comumente é unilateral, mas em 20% dos casos é bilateral.
A massagem de Crigler no local do saco lacrimal é a medida mais adotada, isso porque é um tratamento conservador e que é eficaz. Procedimentos mais invasivos são considerados, na maioria dos casos a partir de 15-18 meses, podendo variar desde sondagem até cirurgia de dacriocistorrinostomia.
Obstrução de via lacrimal adquirida
Obstrução de via lacrimal adquirida tem como sintoma principal o lacrimejamento e aumento de muco e secreção ocular. Este tipo de obstrução pode ser vários tipos de causa, desde inflamação crônica (como por blefarite) até ser idiopática ou ter relação com doenças raras.
Ao contrário da congênita, sua resolução é cirúrgica. Variando desde procedimentos mais simples como a puntoplastia (alargamento de ponto lacrimal) até a cirurgia de dacriocistorrinostomia (em que se reconstrói todo o trajeto da via lacrimal).
Observação: em casos paliativos pode-se tentar aplicar toxina botulínica na glândula lacrimal.